Spray-Dryer


Descrição

Spray Dryer, secagem por atomização ou pulverização, da marca LabMaq, modelo MSD 1.0, possui um atomizador, com três diferentes bicos, com tamanhos de 0,5; 1,0 e 2,0 mm de diâmetro, acoplado a um sistema de bombeamento peristáltico, com capacidade de vazão de 1,0 L/h. Câmara de secagem, em aço inoxidável (AISI 304) ou vidro borossilicato. Controle de temperatura PID (proporcional integral derivativo) com capacidade máxima de 180 ºC de operação.

Técnica

A técnica é baseada na secagem de produtos líquidos por uma corrente de ar quente controlada. O solvente contendo o produto é bombeado, através de uma bomba peristáltica, para o atomizador, onde é pulverizado numa câmara de ar quente. As milhares de gotículas expelidas apresentam uma grande área de contato, o que faz com que o líquido evapore rapidamente, restando no produto seco, coletado em forma de um pó.

Figura 1: Diagrama esquemático de um equipamento spray dryer.<br/>FONTE: LABMAQ, (2003).

Figura 1: Diagrama esquemático de um equipamento spray dryer.
FONTE: LABMAQ, (2003).

Aplicação

É possível a secagem de vários líquidos como soluções, pastas, suspensões, diversos tipos de emulsões, em diversos ramos industriais, como por exemplo, indústria farmacêutica (antibióticos, vitaminas, fármacos), cerâmicas (argilas), química (ácidos, sais, resinas, corantes, fertilizantes, pesticidas, hidróxidos, óxidos, metais), alimenticia (encapsulamento de aditivos, proteínas, probióticos, sucos,).

Observações

As amostras precisam estar em meio aquoso e pH neutro.

Fotos

Figura 2: Equipamento Spray Dryer, marca LabMaq, modelo MSD 1.0.<br/>FONTE: LabMaq, (2020).

Figura 2: Equipamento Spray Dryer, marca LabMaq, modelo MSD 1.0.
FONTE: LabMaq, (2020).

Autores

  • Cassiano Pires
  • Maria Jackeline R. dos Santos

Revisão e modificação Rilton Alves de Freitas

Termo de responsabilidade para o uso dos equipamentos do laboratório

Referências

Spray dryer. Disponivel em http://www.sprayprocess.com.br/spray-dryer acesso em jun.2020

“Spray Dryer” disponivel em http://www.labmaqdobrasil.com.br/index.php/spray-dryer/ acesso em ago. 2020.

Engel, B. et al. Emprego de spray dryer em indústrias de alimento: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores, Santa Cruz do Sul, v.7, n. 2, p. 02-11, jul./dez. 2017.